APRESENTAÇÃO
O Projeto CIDADÃO DIGITAL está inserido no Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação – PETIC do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação – PRODAP dentro do Plano de Governo do Estado do Amapá que visa atender a Política Estadual para a Juventude.

A esse público é proporcionado acesso às informações sobre cultura diversificada, bem como, sua qualificação em ferramentas de informática, permitindo que o seu desenvolvimento pessoal e profissional, acompanhe as novas tendências do mercado de trabalho e da cultura globalizada.

Em função das exigências do mundo do trabalho e, atendendo a Política de Desenvolvimento do Estado do Amapá que visa o desenvolvimento econômico e social do Estado, justifica-se o Projeto Jovem Digital, objetivando proporcionar a ampliação das fronteiras do conhecimento dos jovens beneficiários através da utilização dos recursos da tecnologia de mídias digitais, bem como, vivenciar os envolvidos, a utilização de novas técnicas para assimilação do conhecimento e sua aplicação no modo de trabalho e auxiliar as mudanças prementes na sua formação intelectual.

O profissional de mídias digitais reúne conhecimentos e habilidades em diversas áreas, podendo criar, implantar e administrar recursos de imagem, som, animação permitindo a interatividade desses recursos. Essa interatividade permite a criação, implantação e gerenciamento de recursos de textos, imagens, sons e animações nos meios de comunicação eletrônicos podendo atuar em empresas de comunicação e propaganda, em produtoras e estúdios de animação, em produtoras audiovisuais, de cinema e TV, em provedores de acesso e portais de informação.

VOLTAR AO TOPO

OBJETIVOS

GERAIS

Gerar capacitação avançada em ferramenta de edição mídia digital que proporcione ao aluno uma nova perspectiva de trabalho e renda conjugada à quebra de paradigma tecnológico.

ESPECÍFICOS

- Desenvolver habilidades para o registro de fotografias e filmes;
- Desenvolver habilidades em edição e tratamento de vídeo para as mais diferentes finalidades;
- Desenvolver habilidades para tratamento de insumos (imagem, textos e áudios) para composição de produtos multimídia.

VOLTAR AO TOPO

DESCRIÇÃO
O PRODAP, através de pesquisas com o mercado profissional, compôs os planos de curso de maneira a privilegiar a empregabilidade do jovem atendido pelo projeto, criando com esta metodologia, uma certificação nova e com reconhecimento a ser estabelecido juntamente com a gestão das organizações parceiras.

O Programa CIDADÃO DIGITAL visa a capacitação diferenciada do jovem de 16 a 29 anos (além dos servidores públicos) em plataforma Apple em programas de tratamento de mídias profissionais visando a criação de arquivos em diferentes resoluções e formatos para os mais diferenciados usos.

Como boa parte das iniciativas voltadas à inclusão dos jovens foca no uso operacional padrão de escritório (sistema operacional e aplicativo de automação de escritório), desta forma, seria necessária uma iniciativa que pudesse captar este jovem já iniciado em informática e ampliar seu conhecimento e sua empregabilidade.

A ação conta com as seguintes capacitações:
- Oficina Fotográfica
- Edição de Áudio
- Edição de Imagem
- Edição de Vídeo

Caberá também ao jovem ter noções básicas de:
- Sistema Operacional
- Internet
- Noções conceituais de Tratamento e criação de imagens
- Programas de vídeo


Os cursos serão oferecido de forma modular sob carga horária semanal de 20:00h.

O programa prevê inicialmente, 32 (trinta e dois) alunos, distribuídos em 04 (quatro) turmas. Ao término do ciclo dos cursos, o mesmo será reiniciado com as mesmas características.

Em virtude do caráter inovador, tanto pelo seu objetivo, quanto pela sua tecnologia, o programa disponibilizará, mediante agendamento, um dia na semana para que os jovens concluintes ou não, possam desenvolver as práticas para consolidar o aprendizado.

Um dos grandes desafios deste projeto é proporcionar aos jovens/alunos a oportunidade de transformar o conhecimento adquirido no curso em uma ferramenta poderosa de trabalho.

O mercado de trabalho para profissionais dessa área compreende desde a elaboração até a produção de audiovisuais artísticos, documentais, publicitários, institucionais ou jornalísticos incluindo o roteiro, a fotografia, a iluminação, a edição, os efeitos, a sonorização e finalização para a veiculação em diversas mídias.

Esse profissional poderá atuar em produtoras de filmes, emissoras de TV e rádio, agências de publicidade, empresas que trabalham com desenvolvimento de sites, estúdios de gravação, podendo inclusive, atuar como profissional autônomo.

VOLTAR AO TOPO

PÚBLICO ALVO
Cidadões maiores de 16 anos interessados em se capacitar e desenvolver projetos em mídias digitais.

Com algumas reformulações, a capacitação poderá ser oferecida também ao servidor público.

VOLTAR AO TOPO

TECNOLOGIA
- Nove estações i-Mac de 21,5”
- Softwares:
- Final Cut (Apple)
- Motion (Apple)
- Audacity (Software Livre)
- Encore (Adobe)
- Lightroom (Adobe)
- Três Smartv 3D (Philips)
- Camêra Fotográfica DSLR (Nikon)
- Três filmadoras HD 3D (Sony)
- Oito fones de ouvido (Philips)
- Dois tripés profissionais

VOLTAR AO TOPO

Download

Convocação dos Classificados - CURSO DE LIGHTROOM

Ver Relação

Relação Final dos Classificados e Lista de Espera - CURSO DE LIGHTROOM

Ver Relação

Relação dos Candidatos Inscritos - CURSO DE LIGHTROOM

Ver Relação

Retificação do Edital do Curso de Lightroom - Pós-produção de Arquivos RAW.

Baixar a Retificação

Confira o Edital do Curso de Lightroom - Pós-produção de Arquivos RAW.

Baixar o Edital

Veja o Plano de Ensino do Curso de Lightroom - Pós-produção de Arquivos RAW.

Ver Plano de Ensino


CONTATOS E REFERÊNCIAS

Coordenadoria de Tecnologia / PRODAP

E-mail: cotec@prodap.ap.gov.br

Equipe:
- Cláudio Célio Góes Conrado
- Ronaldo Moura Palha
- Márcio André T. Brasil
- Pedro Moutinho Jr
- Renan Miranda