Data Center

Gestão de Banco de Dados

Os bancos de dados são coleções de informações que se relacionam para criar um significado dentro de um contexto computacional. Operados por Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) como Oracle, MySQL, SQL e PostgreSQL, os BDs são a base para a maioria das aplicações utilizadas pelas empresas como os CRM, ERP, SCM, Service Desk ou qualquer solução que tenha como base um conjunto de informações que possam ser cruzadas, analisadas, filtradas ou tenham um objetivo específico para o seu armazenamento.

As atividades da Coordenadoria de Suporte Técnico - COSUTEC, tem foco em três área específicas: Infraestrutura, Análise de dados e Monitoramento. Todas descritas abaixo.

- Avaliações de impactos de implementações de bancos de dados de terceiros. - Avaliações de Recursos de Hardware para criação de novos bancos de dados. - Cheklist do banco de dados (Tanto para criação quanto aos que estão disponíveis). - Clonagem e Migração de Serviços de banco de dados (importação e exportação). - Configurar os componentes físicos e lógicos do Banco de Dados de forma que contemplem as aplicações desenvolvidas (variáveis de ambiente, criação de usuários e profile). - Controle e gerenciamento de usuário de banco de dados (Monitoramento). - Cópias de Segurança, operações de Backup e Recovery. - Criação de acesso ao Banco de Dados em produção, criações usuários de acesso e privilégios. - Configuração de conexão com o banco de dados. - Desempenho de banco de dados (Monitoramento e tunning). - Desenvolvimento de script de backup para os novos bancos de dados. - Fazer auditoria das atividades executadas no banco de dados pelos usuários (controle dos log's). - Implementação de Projetos de Banco (Definição de banco de dados) - Instalação de Patches de segurança e de atualização em servidores de banco de dados. - Instalação de Produtos (Sist. Opera + Pacthes + Banco de Dados). - Manutenção da Estrutura de Dados (Acréscimos em tabelas, espaço em discos, aumento das áreas de armazenamento) - Monitoramento dos Bancos de Dados em Produção (Disponibilidade) - Planejamento de Recursos de Banco de Dados (análise de requisitos e Modelagem de Dados) - Análise de projetos e de requisitos no desenvolvimento de sistema - Análise de desempenho em sistemas de produção (Sistemas Operacionais e banco de dados) - Administrar recursos de hardware para desempenho de servidores (recursos referentes a performance de banco de dados) - Análise de estrutura lógica de banco de dados (conceitual, modelagem, definição e requisitos) - Administrar a disponibilidade de banco de dados em produção e desenvolvimento. - Análise entrada e saída de dados (I/O) e estruturas físicas de banco de dados - Análise de operações do banco de dados (DML) - Análise de regras do negócio (implementadas no banco de dados quanto ao desempenho) - Suporte a equipe de desenvolvimento de aplicação (Análise de erros e reescrita de código)

 

Provedor de Internet

Internet

- Prover acesso à Internet às secretarias, órgãos e autarquias as redes interligadas ao PRODAP.

Serviço de Valor Agregado

- Envio e Recebimento de E-mail; - Intranet: Prover acesso a Intranet, serviços informatizados para agilidade dos processos administrativos. - Acesso às aplicações e serviços do GEA

E-mail Institucional

- Permite aos Servidores Públicos do Estado, trocarem mensagens através da Internet, possibilitando a comunicação dentro e fora da Instituição. - Serviço de Criação; - Serviço de Configuração - Serviço de Manutenção

Hospedagem

- Hospedar e garantir a alta disponibilidade das aplicações e serviços do GEA. - Serviço de Hospedagem de Sites - Serviço de Hospedagem de Aplicações - Serviço de Virtualização de Máquinas

 

Segurança

- A segurança da informação está diretamente relacionada com proteção de um conjunto de informações, tendo por seus principais atributos a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais.

 

- No Setor Público a Segurança da Informação visa proteger as infraestruturas críticas, no sentido de viabilizar os negócios do governo, evitando ou reduzindo os riscos provenientes de ameaças internas/externas e suas consequências. Além de assegurar medidas técnicas ou administrativas de segurança apropriadas para proteger os dados custodiados e/ou tratados conforme disposto no Art. 46º da Lei Federal nº 13.709 de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD);

- Fazer a gestão de Riscos com o objetivo de garantir níveis aceitáveis desses riscos;

- Assegurar o desenvolvimento de projetos, políticas, normas e procedimentos definidos para a segurança da informação, válidos para todos os colaboradores (clientes, fornecedores, parceiros e outros), que acessam o ambiente da informação da instituição, independente do seu nível hierárquico;

- Assegurar que aplicações e serviços do GEA sejam protegidos contra ataques cibernéticos. Detectando e tratando tráfegos anômalos para obter maior grau de segurança nas redes do GEA.

- Tratar incidentes de segurança registrando e respondendo em tempo adequado, além de encaminhar para a solução definitiva;

- Proteger recursos de tecnologia (rede da instituição e seus ativos, computadores) contra ataques internos e externos, definindo a autenticação entre recursos de tecnologia, assegurando a utilização de produtos atualizados, bem como as correções desses produtos;

- Definir e implementar procedimentos para conscientização e treinamento de usuários, garantindo o engajamento dos gestores e o alinhamento com regulamentos internos e externos.

 

Monitoramento

- Monitorar os recursos computacionais pertinentes ao provedor, incluindo servidores, roteadores e aplicações. - Serviço de Monitoramento de Servidores - Serviço de Monitoramento de Roteadores - Serviço de Monitoramento de Aplicações

Suporte ao Usuário

- Prover aos chefes de informática um suporte técnico referente a problemas de acesso à Internet e seus respectivos serviços, afim de restabelecer a normalidade aos usuários o mais rápido possível, minimizando o impacto aos cidadãos e servidores públicos.

Serviços de Rede de Comunicação
Os serviços de rede de Comunicação permitem que órgãos da Administração Pública se interconectem à rede estadual de comunicação de dados, gerida pelo PPRODAP. Possibilitando acesso para as aplicações em alta e baixa plataformas hospedadas no Data Center e também conexão à Internet com alto grau de disponibilidade e Integração à Rede IP do GEA.

Serviço de Integração à Rede IP do GEA
Tem por finalidade oferecer à Administração Pública a interconexão de seus órgãos e unidades, distribuídos geograficamente, a uma estrutura única de rede.

Conectividade

Intranet
Permite a operacionalização de serviços agregados ao acesso, provê segurança, amplia a disponibilidade da rede de dados e aumenta o desempenho dos acessos.

Fibra Óptica
- METROVIA
- METROAP
- Rede Legado

Links Terceirizados

- Contrato de 150 Pontos IP Multisserviços.

Serviços de Segurança da Rede
Verifica o nível de segurança atual da infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação do cliente para emissão de relatório detalhado das vulnerabilidades encontradas e quais ações devem ser tomadas para sua correção.

DHCP
- Gestão centralizada dos endereços IP, usados na Rede.

Roteamento
- Encaminhamento dinâmico e estático de pacotes entre redes conectadas

Configuração de Servidores de Domínio - Gestão dos recursos da Rede

Monitoramento de Link
- Monitora e controla em tempo real o uso da banda passante por órgão público, com ou sem implementação de QoS: METROAP, METROVIA e link dedicado de internet.

Serviços de Infraestrutura

Planejamento de Soluções de TIC
- Apoia os órgãos públicos na verificação de suas necessidades, para definir e adquirir produtos e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, que sejam aderentes as peculiaridades do seu negócio.

Parecer / Relatório Técnico
- Analisa e propõe recomendações referentes a questionamentos técnicos específicos de TIC. Pode envolver soluções, produtos e serviços.

Suporte a Padronização Tecnológica em Soluções de TIC
- Oferece suporte na prospecção, definição e aquisição de soluções e produtos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Projeto de Infraestrutura de Rede Local
- Propõe, dimensiona e redimensiona infraestruturas para hospedagem de soluções em conformidade com as premissas e expectativas apresentadas pelo cliente para viabilizar suas necessidades de TIC.

Projeto Físico e Lógico
- Visa apresentar a melhor solução para correta comunicação entre os computadores, compartilhamento de dados e periféricos de uma rede local.

Acompanhamento e Homologação da Implantação
- Gerencia os serviços de implantação e homologação da Infraestrutura de Redes Locais, sendo executadas por terceirizadas.

Recepção Técnica
- Recebe os ativos de TIC, adquiridos pelo cliente e verifica a compatibilidade da configuração do ativo entregue com as especificações técnicas estabelecidas no processo de compra.



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
Rua São José, nº 290 - Cep: 68900-110, Macapá - AP - (96) 3131-2608 - ouvidoria@prodap.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá