segunda, 04 de junho de 2018 - 17:06h
Prodap implanta sistema de saúde no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima
A nova ferramenta vai tornar mais ágil e eficiente os serviços farmacêuticos e atendimento à população.
Foto: Divulgação
Farmacêuticas recebendo treinamento na Implantação do Sistema Integrado de Gestão da Saúde - SIGES, módulo farmácia, no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima.

O Governo do Amapá (GEA) por meio do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) implantou no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima - HCAL, em Macapá, o Sistema Integrado de Gestão da Saúde – SIGES, módulo farmácia. A ferramenta tecnológica tem o objetivo de auxiliar no controle e dispensação de medicamento facilitando a gestão e o atendimento à população.

A implantação do SIGES ocorreu no dia 29 de maio e foi feita pela equipe técnica do Prodap, Marco Antônio e Paulo de Tasso, com o apoio da coordenadora do HCAL, Daiane Colares e sua equipe farmacêutica. Na oportunidade os farmacêuticos receberam também treinamento para gerenciar a nova ferramenta de gestão de saúde.

Segundo o analista de sistemas do Prodap, Marco Antônio, o sistema visa proporcionar aos profissionais farmacêuticos facilidade no controle de medicamentos e mais agilidade nos serviços. De acordo com ele, no HCAL o controle de estoque em geral e dispensação de medicamentos para o paciente era feito de forma manual através de planilha no Excel, e agora todo processo farmacêutico foi informatizado, o que possibilitou um controle mais rígido.

Ainda de acordo com o analista Marco, os controles vão proporcionar melhores tomadas de decisão, auxiliar na compra de medicamentos e realizar pedidos com clareza e objetividade, além de não permitir que falte e vença prazo de validade de remédios dentro da unidade hospitalar.

“Estamos trabalhando para que o SIGES e também outros sistemas voltados para saúde como o Prontuário Eletrônico, que faz controle na porta de entrada nos hospitais, sejam de fato utilizados nas unidades hospitalares, porque é um avanço muito grande para os centros médicos serem informatizados tecnologicamente”, explica o analista Marco Antônio.

O projeto SIGES

O Sistema Integrado de Gestão da Saúde – SIGES foi desenvolvido pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação – Prodap, há cerca de 2 anos, e tem como objetivo prover a integração da saúde pública através de sistemas de informação. A iniciativa faz parte das ações do Governo do Amapá através de Programas como o Colabora Amapá, que busca consolidar o Regime de Colaboração fortalecendo políticas públicas que garantam mais qualidade nos serviços prestados à população.

Unidades de Saúde Beneficiadas

O Governo do Amapá pretende implantar o SIGES nos centros de saúde tanto da capital quanto dos municípios do estado. Abaixo as unidades de saúde que já receberam a implantação da ferramenta:

Coordenadoria de Assistência Farmacêutica – CAF
Nefrologia – CAF