segunda, 12 de março de 2018 - 07:57h
Novo portal da Polícia Civil permite registro de boletim de ocorrência online
Além de garantir praticidade, a ferramenta oferece 2ª via de boletim de ocorrência e validação do documento, o que desafogará o atendimento das delegacias.
Por: Andreza Teixeira
Foto: José Baia
Para registrar um boletim de ocorrência através do portal, basta ter em mãos os números a Carteira de Identidade e CPF

Em caso de acidentes sem vítimas, extravio e perda de documentos e objetos, a população amapaense pode registrar ocorrências sem sair de casa por meio da Delegacia Virtual, um serviço que permite o registro de boletim de ocorrência (BO) através de computadores ou celulares conectados à internet. O sistema é uma das ferramentas do novo portal da Polícia Civil do Estado do Amapá que foi desenvolvido pelo Centro de Gestão da Informação do Estado do Amapá (Prodap) e lançado em março.

O sistema também permite o registro da 2ª via do boletim de ocorrência e a validação do documento, o que torna o processo ainda mais ágil. Além de garantir mais praticidade ao cidadão, a ferramenta deve desafogar o atendimento nas delegacias amapaenses. De acordo com o chefe da unidade de informática da Polícia Civil, Harley Sousa, o serviço existe desde 2012, mas, com o lançamento do novo portal da Polícia Civil, houve a necessidade de criar um novo sistema para permitir à população o registro, a 2ª via e validação do documento.

O diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, explica que a ferramenta garante mais comodidade à população. “Dessa forma, o cidadão não precisa se deslocar até uma delegacia de polícia para registrar o boletim de ocorrência”, destaca Lutiano. Para registrar o BO online, o cidadão precisa ter em mãos os números da Carteira de Identidade e do CPF.