segunda, 12 de março de 2018 - 15:00h
Prodap capacita professores do SESI Amapá com cursos de audiovisual
Os mesmos cursos que foram aplicados aos professores do Sesi Amapá serão levados gratuitamente para os interiores do estado
Por: Sidney Cardoso
Foto: Ronaldo Moura
Professores do Sesi Amapá durante o curso de audiovisual ofertado pelo Prodap através do Cidadão Digital

O Programa Cidadão Digital, projeto desenvolvido pelo Governo do Amapá através do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), realizou durante as últimas duas semanas cursos de audiovisual para os professores do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Amapá. O objetivo foi munir os educadores de ferramentais digitais para que possam repassar para os alunos em sala de aula. O treinamento aconteceu no laboratório do Cidadão Digital, no prédio do órgão.

Com o treinamento o Prodap conseguiu finalizar a primeira etapa do termo de cooperação técnica firmado com o Sesi Amapá na última sexta-feira (2), nele envolve a capacitação dos professores da escola no plano de ensino básico de audiovisual composto por três cursos: criação de arte, fotografia e edição de vídeo, ambos de curta duração com foco específico, para que os educadores estejam aptos para produzir conteúdos audiovisual no projeto chamado Sala Invertida, que será implantado pelo Sesi Amapá.

O coordenador de tecnologia Márcio Brasil explicou que os mesmo cursos aplicados aos educadores do Sesi serão levados aos municípios do estado. De acordo com ele, através da estrutura móvel da escola, o ônibus itinerante, todos os municípios poderão contar com a capacitação gratuitamente. “Ações que poderão criar oportunidades profissionais diferenciadas, não só para os moradores de Macapá e Santana, mas de todo o estado” destaca.

Os cursos

No curso de Criação de Arte foi trabalhado conceitos da área da comunicação através da imagem propriamente dita. Entre eles, elementos de composição e regras para utilização da imagem como meio, entre outros. “São ferramentas que tornarão as aulas mais lúdicas e interessantes, e com isso os alunos vão poder absorver melhor o conteúdo das aulas”, explica o coordenador Márcio Brasil.

O curso Edição de Vídeo mostrou conhecimentos de pós-produção cinematográfica, com a utilização da ferramenta 'Shotcut' totalmente gratuita. Com o programa os professores poderão produzir e editar vídeos. “O objetivo é ter uma ferramenta que esteja disponível para os educadores e para os alunos, para que possam ter maior aproveitamento na área do audiovisual”, explica o analista de sistemas, Ronaldo Moura.

Já no curso básico de Fotografia foram abordados conceitos de como manusear a máquina, funções básicas, tripé da fotografia (abertura, ISO e obturador) para uma foto bem iluminada, e técnicas de composição. “Todos esses conhecimento repassados foram para que os professores estejam aptos e saiam do modo automático e comece a utilizar a câmera no modo manual, construindo sua própria imagem”, explica o analista de sistemas, Pedro Moutinho.

VÍDEOS RELACIONADOS
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
Rua São José, nº 290 - Cep: 68900-110, Macapá - AP - (96) 3131-2608 - ouvidoria@prodap.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá