segunda, 11 de outubro de 2021 - 15:46h
Governo leva atendimento do Mais Visão aos moradores de Oiapoque
Triagem do programa já avaliou 960 pessoas durante a ação que acontece desde sábado, 9, na Escola Joaquim Caetano.
Por: Karla Santos
Foto: Arquivo Sesa
Para passar pela triagem, basta comparecer à Escola Joaquim Caetano, das 7h às 15h com Cartão do SUS e carteira de identidade.

O Governo do Estado encaminhou a estrutura do Programa Mais Visão ao município de Oiapoque, para atender e identificar as demandas da população. Segundo o Setor de Oftalmologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), 960 pessoas já passaram pela triagem durante a ação que iniciou no último sábado, 9.

Para ter acesso ao serviço, basta apresentar o cartão do SUS e documento de identificação. Pessoas com idade superior a 50 anos têm prioridade no atendimento, mas a equipe técnica atende livre demanda. O atendimento acontece das 7h às 15h na Escola Estadual Joaquim Caetano, que fica na avenida Coaracy Nunes, 40, Centro - onde também acontecerão as cirurgias do programa. 

A expectativa é de que aproximadamente 3 mil intervenções cirúrgicas sejam realizadas a partir do próximo sábado, 16. É importante ressaltar que o mesmo paciente pode passar por mais de um procedimento.

A tenda estruturada para procedimentos cirúrgicos está montada nas dependências da escola. Em Oiapoque serão realizadas cirurgias de catarata, pterígio e estrabismo. Pacientes com outras doenças que afetam a retina e casos de glaucoma, serão encaminhados para o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), em Macapá.

O coordenador geral do programa Mais Visão, Jacimone Siqueira, reforçou que as ações em municípios distantes da capital estendem o atendimento a quem possui dificuldade de marcar consulta devido a mobilidade.

"Com a oferta de triagens nos municípios mais distantes, o Governo do Estado consegue aproximar o serviço da população e, dessa forma, beneficiar mais pessoas", disse o coordenador.

Ação no Vale no Jari

Em julho, o Governo do Amapá, iniciou as cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida) no município de Laranjal do Jari, no sul do estado. A ação realizou mais de 32 mil atendimentos, entre consultas médicas, cirurgias de pterígio, catarata e YAG laser.

Mais Visão


O programa é fruto de uma parceria do Governo do Amapá com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), e conta com recursos destinados pelo senador Davi Alcolumbre e Tesouro Estadual. Em 1 ano, o Mais Visão já realizou 210.285 atendimentos, entre consultas, cirurgias, atendimentos e acompanhamento pós-cirúrgico.

O programa descentralizou os atendimentos e, além de Macapá, já levou ações de saúde ao município Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Amapá, Calçoene e atualmente está em Oiapoque.

ANEXOS
NOME DO ARQUIVO
Progressão nº 077-2020/SEAD Baixar
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
Rua São José, nº 290 - Cep: 68900-110, Macapá - AP - (96) 3131-2608 - ouvidoria@prodap.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá