sexta, 16 de março de 2018 - 13:50h
Colabora Amapá: Governo lança novo portal da Prefeitura de Laranjal do Jari
O município de Laranjal do Jari é o nono a ser beneficiado com o apoio tecnológico do Estado. A meta é alcançar todas as prefeituras.
Por: Por: Iracilda Tavares .Colaboradores: Sidney Cardoso
Foto: Assessória de Comunicação PMLJ
Lançamento da ferramenta ocorreu na sede da Prefeitura de Laranjal do Jari

O Governo do Amapá lançou o novo portal da prefeitura de Laranjal do Jari, na região Sul do Estado, e criou o Sistema de Identificação Funcional (SIF) da Guarda Civil Municipal. As duas ferramentas foram desenvolvidas pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e faz parte das ações do Programa Colabora Amapá, plataforma que visa consolidar o Regime de Colaboração entre o Estado e as prefeituras para fortalecer políticas públicas que garantam mais qualidade nos serviços prestados à população.

Agora mais moderno, o novo site reúne informações de serviços ao cidadão e principais notícias das ações da prefeitura, diário oficial, portal da transparência, cultura e eventos. O endereço eletrônico é laranjaldojari.ap.gov.br.

Já o Sistema de Identificação Funcional é uma ferramenta que possibilita a emissão da carteira funcional dos guardas municipais, documento obrigatório, válido em território nacional e que identifica o profissional da corporação no exercício de sua função. O SIF está em fase de implantação.

Colaboração

Laranjal do Jari é o nono município a ser beneficiado com o apoio tecnológico do Governo do Estado. Os outros foram Santana, Mazagão, Amapá, Macapá, Ferreira Gomes, Oiapoque, Pracuúba e Tartarugalzinho. A meta é alcançar todos os municípios com serviços de inovação tecnológica.

“A proposta é disponibilizar ferramentas virtuais para agilizar os serviços das prefeituras e, principalmente, reduzir custos”, destacou o diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, que participou da cerimônia de lançamento na sede da prefeitura.

Na ocasião, Lutiano Silva apresentou o Sistema de Gestão Estadual de Saúde (Siges), também desenvolvido pelo Prodap. A ferramenta possibilita a criação de módulos como o Prontuário Eletrônico, plataforma que auxilia no gerenciamento da entrada de pacientes, diminuindo o tempo de espera para serem atendidos nas unidades de saúde; e o módulo Farmácia, que auxilia no controle dos medicamentos.

Os gestores das unidades de saúde dos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, se interessaram pela ferramenta que já é utilizada nas unidades de saúde da rede estadual. O uso já resultou na economia de R$ 18 milhões aos cofres estaduais.