quarta, 17 de janeiro de 2018 - 15:13h
Super Fácil lança portal que apresenta cartela de serviços ao cidadão
Ferramenta otimizará o atendimento ao cidadão nas unidades espalhadas de Norte a Sul do Amapá.
Por: Eloisy Santos .Colaboradores: Neuciane Lima
Foto: Renan Miranda
Desenvolvido em parceria com o Prodap, a plataforma é de fácil navegação, podendo ser acessada no endereço superfacil.portal.ap.gov.br

Uma das metas do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) para este ano foi concretizada nesta quarta-feira, 17. Foi lançado o Portal do Super Fácil, mais uma ferramenta de acesso aos serviços, que é parte do processo de expansão e do compromisso do órgão de tornar os atendimentos prestados cada vez mais céleres e humanizados.

Dentre as funcionalidades, o portal conta com informações sobre todas as 11 unidades no Estado, serviços ofertados, documentos necessários para cada atendimento, taxas, notícias institucionais, entre outras. Na página inicial, por exemplo, é possível digitar o serviço que o cidadão procura, e clicar no ícone de lupa que aparecerá os documentos e o endereço de cada unidade.

Desenvolvido em parceria com o Centro Integrado de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), a plataforma é de fácil navegação, podendo ser acessada no endereço eletrônico superfacil.portal.ap.gov.br/.

O diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, pontuou que foram meses de trabalho para chegar a este resultado. Entre as características técnicas, ele mencionou que o portal é responsivo. “Isto é, se adapta para ser acessado de qualquer dispositivo. O usuário terá todas as informações ao alcance, seja no computador ou aparelho móvel. Basta ter acesso à internet. Sua interface é simples para que qualquer cidadão consiga manusear”, considerou.

A diretora-geral do Siac/Super Fácil, Luzia Grunho, mencionou que cerca de 30% dos atendimentos nas unidades é de prestação de informações aos usuários, trabalho realizado por equipes de acolhimento. “Algumas pessoas chegam em uma unidade sem todos os documentos necessários e precisam voltar para a casa. Agora, eles podem evitar esse transtorno, podendo ver todas essas informações online”, explicou a diretora, acrescentando que, mesmo com o portal ativo, o serviço de acolhimento nas unidades continuará, para atender àqueles que por ventura não tenham acesso à internet.

O cidadão também encontra na plataforma o espaço “Fale Conosco”, que permite a interação entre o órgão e o usuário, onde poderão ser esclarecidas dúvidas, feitas reclamações e sugestões. “Será um ambiente de diálogo com o cidadão, por meio do qual ele nos auxiliará a melhorar cada vez mais a prestação de serviço”, ressaltou Luzia Grunho.

Agendamento e otimização

O próximo passo será o agendamento dos atendimentos, por meio do portal. “O cidadão irá até uma unidade Super Fácil com data e horário, marcados. Será mais um grande passo que estamos prestes a concretizar”, concluiu a diretora do Siac/Super Fácil.

VÍDEOS RELACIONADOS

Rua São José, S/N - Cep: 68900-110, Macapá - AP - (96) 3131-2637 - cotec@prodap.ap.gov.br