sexta, 30 de dezembro de 2022 - 16:30h
Ex-estagiários que se tornaram profissionais de sucesso no PRODAP
De estagiários a cargos estratégicos e coordenação, colaboradores relembram o início da sua carreira e trajetória profissional no Prodap
Por: Sidney Cardoso
Foto: Sidney Cardoso
Presidente do Prodap, Lutiano Silva e ex-estagiários que se tornaram profissionais de sucesso no Prodap

O Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) do Governo do Amapá tem investido no desenvolvimento do estagiário. Temos muitos exemplos de colaboradores que começaram como estagiários e que estão crescendo e construindo suas carreiras no Prodap, conquistando cargos estratégicos e coordenação. Como são jovens na maioria das vezes, eles chegam com novas ideias, novos métodos de trabalho e antenados nas inovações tecnológicas.

Maria Eduarda Costa do Nascimento, 24 anos, amapaense, formada em Direito, entrou no Prodap em maio de 2021, como estagiária na área da Assessoria Jurídica. Em 2022, já formada, por reconhecimento ao trabalho desempenhado durante o seu estágio, assumiu o cargo de Gestora da Coordenação de Almoxarifado e Patrimônio. E em junho deste ano, passou a exercer o cargo de Assessora Jurídica, no qual atua até hoje.

“Entrei no Prodap uma menina, ainda estudante de Direito, e me descobri como profissional. Pude ver e realizar na prática o que havia estudado durante a graduação. Então, o sentimento nesse fim de ano e gestão é gratidão, porquê se hoje eu sou uma profissional mais segura no meu trabalho foi graças ao Prodap. Nada disso seria possível se a Jorcyanne Colares e o presidente Lutiano não tivessem confiado em mim e ter me dado esse voto de confiança”, expressou a assessora jurídica do Prodap, Maria Eduarda.

O trabalha feito por estagiários a cada dia mais se faz importante e vão muito além do baixo custo financeiro para as empresas. O entusiasmo e a perspicácia dos jovens estudantes em colocar em prática todo o aprendizado teórico visto durante as aulas na faculdade, faz destes futuros profissionais um dos colaboradores mais benquistos pelo mundo coorporativo.

Lorena Moreira Costa, 23 anos, amapaense, estudante de Direito, começou a sua trajetória no Prodap em 2019, como estagiária na área da Gerência Administrava e Financeira (GAFIN). Em 2020, já próximo ao fim do seu estágio, por reconhecimento ao trabalho desempenhado durante o seu estágio, assumiu o cargo na Coordenadoria Orçamentária e Financeira (COFIN), no qual atua até hoje.

"Eu tinha 19 anos quando entrei no Prodap. Comecei estagiando na GAFIN com a dona Conce, abrindo processos para pagamento e arquivando documentos. Ao fim do meu estágio, surgiu a oportunidade de trabalhar no financeiro. O Prodap foi muito importante para minha formação profissional, sem dúvida alguma. Serei sempre grata por tudo que aprendi aqui, pela confiança que foi depositada em mim e no meu trabalho, para assumir um cargo no financeiro, no qual eu sei que exige muita responsabilidade"., contou a analista financeira do Prodap, Lorena Costa.

Sidney Marques Cardoso, 31 anos, paraense, jornalista formado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), iniciou sua história no Prodap em 2015, quando começou a participar dos cursos de audiovisual ofertados pelo projeto Cidadão Digital. Em 2016, ainda estudante de jornalismo, começou a estagiar na área de comunicação do Prodap. Em 2017, por reconhecimento ao trabalho desempenhado durante o seu estágio, assumiu o cargo de Coordenador de Comunicação, no qual atua até hoje.

“O Prodap faz parte da minha vida. São 7 anos como colaborador, sendo 6 como gestor. Aqui, consegui aplicar os conhecimentos que adquiri no curso de Jornalismo na Universidade, e também, aprendi muito com os meus líderes e colegas de trabalho. Desenvolvi minha carreira sob a supervisão de excelentes profissionais. Serei eternamente grato ao Prodap, em especial ao presidente Lutiano Silva, pela oportunidade e confiança. O sentimento é de dever cumprido e gratidão”, agradeceu o coordenador de comunicação do Prodap, Sidney Cardoso. 

A outrora tão utilizada frase “é culpa do estagiário”, hoje não faz mais sentido. O estagiário, assim como vários outros profissionais, vem evoluindo, e as empresas necessitam, ainda mais, do olhar futurista, criativo e ousado dele. O estágio é uma das etapas mais importantes da vida de todo estudante. É nele que o jovem começa a moldar seu perfil profissional, adquirindo conhecimentos valiosos para a futura carreira.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
Rua São José, nº 290 - Cep: 68900-110, Macapá - AP - ouvidoria@prodap.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2023 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá