O atual Portal do GEA possui uma vasta quantidade de informações, porém carece em mostrar de forma clara para os cidadãos os serviços digitais e informações sobre estes serviços. Em 2020, houve um aumento significativo na busca por produtos e serviços (digitais ou não), porém o atual portal é deficiente em propor este atendimento para a população do Estado.
O objetivo do protótipo é readequar toda a interface para que o Portal possa dispor os serviços prestados pelo governo com um devido destaque e de maneira clara para que o Site do GEA seja parte fundamental na transformação digital em curso no governo.
Na imagem abaixo e possível ver às áreas do site atual que apresentam as informações de serviço (demarcadas em vermelho)
Este estudo foi elaborado diretamente pela equipe de Experiência do Usuário (UX)
As heurísticas de Covert foram usadas para referenciar o estudo
Para o desenvolvimento do processo a equipe fez um estudo de cenário onde as características técnicas do atual portal foram dispostas e problemática levantada no estudo. Atulamente o protal em questão privilegia informações bem mais que serviços, o que não ajuda a população a consumir serviços nem o governo em disonibilizá-los.
O problema só aumenta se o acesso for dispositivos móveis, pois desta forma o número de rolagens necessárias para chegar nos serviços piora.
Para atingir este objetivo, foi utilizada como ferramenta as heurísticas de Covert sob a luz da Estratégia de Governo Digital da União na qual foi possível diagnosticar que existem muitos pontos de melhoria para o portal.
Abaixo seguem 3 tabelas contendo cada ponto da analisado da heurística (cabeçalho das colunas) onde cada célula tem cor de fundo que pode ser: verde (positivo), vermelho (negativo) e azul (neutro).
Encontrável | Acessível | Comunicativo | Confiável |
---|---|---|---|
Informações genéricas | Informações disponíveis somente via site | Informações de relevância questionável | A falta de visibilidade dos serviços é um ponto a melhorar |
Layout não favorece serviços | Faltam recursos de acessibilidade | Visibilidade do Status do Sistema |
Não existe canal de comunicação no site com a SECOM |
Nem todos os Apps do GEA tem links | Usabilidade tem poucos recursos | Links importantes facilmente acessíveis | Links de serviços não são informacionais e sim de processos |
Redes sociais com links | Linguagem usada é compreensível |
Senso de localização | Redes sociais atualizadas |
Busca fácil de encontrar | Navegabilidade | ||
Conciso | Uso demasiado de mensagens passadas via imagens |
Útil | Claro | Controlável | Valor |
---|---|---|---|
Sem agrupamento em resultados da busca | Não apresenta design minimalista | Reversão de engano | elementos de design emocional |
Indicação de erros é indicação de problemas | Resultado da busca | Baixo uso de aceleradores | Entrega valor aos patrocinadores |
Sem destaque de como encontrar melhor a informação | O conteúdo não é apresentado de forma rápida e precisa | O diálogo é controlável | Conformidade com as expectativas de usuários |
Acesso em poucos cliques | Os rótulos não são claros e significativos | Sem adequação para Individualização | |
Não dispõe de grande visibilidade para os serviços | Discriminalidade | ||
Correlação | Legibilidade | ||
Redução |
Fácil de Aprender | Encantador |
---|---|
Consistência e Padronização | Poluição no design visual |
Diálogos que suportam adequação para aprendizagem | Acesso a serviços deixados a segundo plano |
Compreensão | Integração de conteúdos com redes sociais |
De forma a compor os resultados de forma objetiva, foi criada uma tabela composta com cada linha de itens mensuráveis da heurística e sua respectiva incidência no que foi diagnosticado como positivo, negativo e neutro.
Item | Descrição | Positivo | Negativo | Neutro |
---|---|---|---|---|
1 | Encontrável | 3 | 2 | 1 |
2 | Acessível | 2 | 3 | 1 |
3 | Comunicativo | 3 | 1 | |
4 | Confiável | 2 | 2 | |
5 | Útil | 2 | 4 | |
6 | Claro | 3 | 3 | |
7 | Controlável | 2 | 2 | |
8 | Valor | 1 | 1 | 1 |
9 | Fácil de Aprender | 2 | 1 | |
10 | Encantador | 1 | 2 | |
Total | 21 | 21 | 3 |
O projeto do novo portal do governo tem por objetivo disponibilizar serviços e informações à população do estado do Amapá através da qualidade, eficiência e transparência, sempre prezando pela diversidade, usabilidade e acessibilidade dos cidadãos. A equipe de Experiência do Usuário (UX) desenvolveu duas propostas de protótipos básicos (wireframes) com base nas heurísticas mencionadas e em fundamentos da norma de qualidade de software ISO 9241-11 que define usabilidade e o relacionamento desta com (eficácia, eficiência e satisfação).
O novo site tem pontos a resolver que o atual não contempla além do não alinhamento com as estratégias de governo digital local e nacional, que servem de orientação para eficiência para o atendimento da população além da economia ao Estado, permitindo que um número maior de pessoas possam ser atendidas sem a necessidade da aquisição de insumos (pessoas, papéis, transportes, etc.).
Um wireframe é um "esqueleto" de um projeto para validar uma ou mais propostas sem dedicar tanto tempo em melhorias visuais (cores, botões, tipografia, etc.), pois as alterações que forem solicitadas serão mais fáceis de serem feitas desde que de acordo com o Design System GEA (seus componentes, diretrizes e/ou templates). Dessa forma, foram criadas dois protótipos para o portal principal do governo do estado. Ambas foram desenvolvidas com foco na disponibilização de ações aos usuários.
O acesso ao portal proposto, visará atender majoritariamente as ocorrências relacionadas a necessidade de realizar serviços na forma online ou, também, na busca de recomendações para quem precisa tirar dúvidas a respeito de um tema sem precisar ir até a determinado local, além do acesso à informação. A partir desses pontos, foi composto um produto digital ágil, ou seja, capaz de atender às expectativas daqueles que acessam o portal, pois a digitalização dos serviços e informações têm que abranger as peculiaridades do público (usuários), assim como também as do governo em propiciar a melhoria da gestão governamental.
Abaixo seguem as propostas para visualização em esquemas de representação de plano geral, utilizadas para estudo de tamanho e posição de elementos. Foram concebidos com baixa definição para poder subsidiar a tomada de decisão por uma das opções apresentadas.
De acordo com Nielsen “Usabilidade é atributo de qualidade para avaliar a facilidade de uso de uma interface. A palavra “usabilidade” também se refere a métodos para melhorar a facilidade de uso durante o processo de design”.
Premissas atendidas pela proposta:
1. Os modelos propostos foram criados sempre seguindo a consistência e padronização de botões, frames, cards menus e informações dispostas. A padronização permite melhor interação e organização do site.
2. O portal carrega uma estética e design minimalista, isso é alcançado quando se propõe como destaque os principais serviços mais utilizados, botões de acesso rápido, como servidores e Diário oficial, assim como apresentar as notícias relevantes do estado. Sempre buscando manter os itens da forma mais acessível possível.
3. A interface disponibiliza visibilidade do status do sistema através da classificação das informações por tema, data, menus. Isso serve para conduzir o usuário na navegação e busca dos serviços.
4. A interface se preocupa em ser simples, clara e objetiva e de fácil navegação, mas caso seja necessário, conta com um o item de ajuda (Fale conosco) para dúvidas que possam surgir.
5 . Criar um produto não é tarefa fácil, pois é preciso estar atento ao que o cidadão precisa e falar a linguagem dele. Nesse sentido, a opção por uma interface de design limpo, porém com tudo que é de uso mais interessante para quem procura é um dos objetivos das propostas.
6. Os protótipos foram criados considerando o contexto de uso como os usuários e suas necessidades, meios de acesso que possuem e localização. As interfaces foram criadas para serem usadas em diversos dispositivos.
7. A eficácia da interface está ligada a maneira como os usuários atingem seus objetivos específicos, quando buscam por um serviço ou informação e conseguem atingir aquilo que desejam. Pensando assim, evidencia-se os principais serviços mais utilizados como itens principais em ambas as interfaces para atingir tal requisito.
8. A eficiência ocorre quando os serviços ou informações estão disponíveis da maneira mais rápida possível, ou seja, quando o usuários não precisa de muito tempo para encontrar o que precisa, através da classificação dos serviços por temas, ex.: educação.
9. A satisfação é um dos itens mais importantes e ocorre de maneira subjetiva. Por isso, as interfaces foram criadas com objetivo de alcançar o maior número de pessoas e suas particularidades.
Compor um estudo técnico de um produto já consolidado pode ser visto como um complicador sem as definições do que se deseja obter com o estudo (confirmação ou não de uma hipótese), como as ferramentas foram bem definidas e as informações levantadas de forma efetiva, foi possível à equipe conceber a solução contemplando os problemas levantados no produto propondo a sua modernização e alinhamento com a transformação digital na qual o Amapá implanta.
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