PRODOC Gerenciador Eletrônico de Documentos

Agilidade na gestão de documentos oficiais dentro e entre instituições do GEA

O Problema

Contexto Geral

Entendendo o cenário

O atual sistema de gerenciamento eletônico de documentos do GEA, apesar de ser simples de operar, apresenta alguns recursos não disponíveis para todos e carece de maior sinalização e notificação para melhor a experiência do usuário e incrementar performance a tramitação de documentos.

Objetivo

Abordagem estratégica para o Governo

Criar um cenário convidativo à partir da porta de entrada no sistema, onde o usuário possa ter a percepção dos benefícios do uso para a população (a geração de economia), assim como volume de tramitação de documentos por instituição. Outro valor agregado seria a mudança de gestão de usuário, que passaria a ser via login único do Governo Federal.


Envolvidos e Ferramentas

Envolvidos

  • Equipe de UX do PRODAP
  • Servidores da SEAD

Ferramentas

Elementos que deram suporte ao desenvolvimento do projeto

Processo

Para a resolução do problema encontrado foram utilizados os seguintes processos:

Elementos que deram suporte ao desenvolvimento do projeto
  • Análise de heurísticas e acessibilidade: planilha desenvolvida pela equipe de UX do PRODAP que aborda 3 heurísticas de usabilidade (Nielsen; Susan & Dean; e Gerhardt-Powals) sem sobreamento de item de análise além dos requisitos de acessibilidade usados pelo WCAG (Web Content Accessibility Guidelines do W3C). Nesta planilha é gerada uma pontuação por item e respectivo registro da ocorrrência de forma a permitir ao leitor o entendimento e a proposta de resolução de cada problema levantado. Ver documento.
  • Pesquisa realizada com os gestores: a empresa que faz a sustentação do sistema, chegou a fazer uma pesquisa com foco nas opniões dos gestores locais das instituições sobre os mais diversos aspectos. Estas informações importantes foram agregadas ao documento acima para a composição de soluções propostas. Ver resultados consolidados.
  • Wireframes utilizando o Design System: O Design System do Amapá reúne um grande número de normatizações e boas práticas para os projetos de Interface das ferramentas digitais do Estado. O Wireframe desenvolvido foi todo embasado dentro do que recomenda o Design System.
  • Protótipo no Figma: A partir do wireframe, um protótipo foi feito na ferramenta Figma, tornando a prototipação mais aproximada de um produto final

Elaboração dos Elementos Visuais

Com base nas informações obtidas conforme descrito na sessão anterior, foram desenvolvidos os seguintes estudos gráficos:

  1. Nova Tela Inicial

    Seguindo a ideia de propor maiores informações do sistema para o usuário, nova tela inicial foi remodelada, indicadores do sistema ficam a disposição e as operações de busca assim como a de peticionamento (futura implementação) já ficam em destaque.

    Tela Inicial da Sistema

    Tela Inicial da Ferramenta.

  2. Barra de acessibilidade

    O sistema passará a contar com recursos de acessibilidade automatizados, com a inclusão o recurso disponível no DS GEA

    Barra de acessibilidade

    Barra de Acessibildidade

  3. Login Único

    Um importante objetivo da experiência do usuário é fazer com que o usuário se sinta familiarizado com a ferramenta que está sendo utilizada, pensando nisso, a forma de acesso ao E-ouv foi repensada para se ajustar ao Login Único do Governo do Estado do Amapá, bastando apenas um cadastro, pro cidadão ter acesso a vários serviços do Governo, inclusive o E-Ouv.

    Login Único

    Página do Login Único

  4. Tela Pós Login

    A nova tela tem o acesso a documentos e processos mais facilitado assim como a sua criação respectivamente. A sinalização das datas tem destaque também! Documentos com mais de uma semana terão datas marcadas em vermelho de forma a chamar a atenção do usuário. A busca foi simplificada precisando apenas o número ou protocolo agora e os documentos assinados terão acesso mais ágil.

    Um quadro com indicadores de tramitações do usuário e do órgão no qual trabalha fecha a tela e permite que todos os usuários possam ter uma noção das tramitações de forma mais contudente.

    Login Único

    Página do Pós Login

  5. Tela de Indicadores

    Esta nova implementação permite a cada usuário ver sua performance individual (incluindo os classificados como atrasados), assim como no período do mês.

    Login Único

    Página de Indicadores

  6. Tela de Documentos

    A nova proposta da tela de documentos inicia o seu conteúdo citando a área organizacional do usuário e busca aproveitar melhor a largura da página retirando o menu lateral para o topo da tabela de exibição dos documentos, tabela que receberá filtros para cada um dos campos para ajudar o usuário a encontrar com facilidade o que quiser da forma que desejar

    Login Único

    Página de Documentos

Acima as principais propostas foram relatadas, algumas sendo portadas para outras áreas (documentos para processos por exemplo), a forma com que documentos e anexos podem ser assinados tiveram novo processo para a sua execução e uso mais expressivo da sinalização.

Um ponto importante que atende a acessibilidade é o uso da barra padrão do GEA e para melhor visualização de conteúdo, foram propostos também o uso de cabeçalhos (h1, h2, etc.) para a hierarquização da informação e uso de cores qua aumentem a visibilidade do cidadão. Ainda sobre acessibilidade, todas as páginas tem a sua estrutura de caminho definida (Breadcumb).

Recomenda-se o acesso ao protótipo navegável para que a percepção de todas as melhorias propostas sejam visualizadas e assimiladas, este conteúdo pode ser acessado na sessão seguinte: ENTREGA


Entrega

A conclusão dos trabalhos foi apresentada para o setor da Secretaria de Administração (SEAD), que avaliou o sistema e o encaminhou para a empresa que faz a sustentação do sistema para o atendimento de um cronograma de implementação.