O atual sistema de gerenciamento eletônico de documentos do GEA, apesar de ser simples de operar, apresenta alguns recursos não disponíveis para todos e carece de maior sinalização e notificação para melhor a experiência do usuário e incrementar performance a tramitação de documentos.
Criar um cenário convidativo à partir da porta de entrada no sistema, onde o usuário possa ter a percepção dos benefícios do uso para a população (a geração de economia), assim como volume de tramitação de documentos por instituição. Outro valor agregado seria a mudança de gestão de usuário, que passaria a ser via login único do Governo Federal.
Seguindo a ideia de propor maiores informações do sistema para o usuário, nova tela inicial foi remodelada, indicadores do sistema ficam a disposição e as operações de busca assim como a de peticionamento (futura implementação) já ficam em destaque.
Tela Inicial da Ferramenta.
O sistema passará a contar com recursos de acessibilidade automatizados, com a inclusão o recurso disponível no DS GEA
Barra de Acessibildidade
Um importante objetivo da experiência do usuário é fazer com que o usuário se sinta familiarizado com a ferramenta que está sendo utilizada, pensando nisso, a forma de acesso ao E-ouv foi repensada para se ajustar ao Login Único do Governo do Estado do Amapá, bastando apenas um cadastro, pro cidadão ter acesso a vários serviços do Governo, inclusive o E-Ouv.
Página do Login Único
A nova tela tem o acesso a documentos e processos mais facilitado assim como a sua criação respectivamente. A sinalização das datas tem destaque também! Documentos com mais de uma semana terão datas marcadas em vermelho de forma a chamar a atenção do usuário. A busca foi simplificada precisando apenas o número ou protocolo agora e os documentos assinados terão acesso mais ágil.
Um quadro com indicadores de tramitações do usuário e do órgão no qual trabalha fecha a tela e permite que todos os usuários possam ter uma noção das tramitações de forma mais contudente.
Página do Pós Login
Esta nova implementação permite a cada usuário ver sua performance individual (incluindo os classificados como atrasados), assim como no período do mês.
Página de Indicadores
A nova proposta da tela de documentos inicia o seu conteúdo citando a área organizacional do usuário e busca aproveitar melhor a largura da página retirando o menu lateral para o topo da tabela de exibição dos documentos, tabela que receberá filtros para cada um dos campos para ajudar o usuário a encontrar com facilidade o que quiser da forma que desejar
Página de Documentos
Acima as principais propostas foram relatadas, algumas sendo portadas para outras áreas (documentos para processos por exemplo), a forma com que documentos e anexos podem ser assinados tiveram novo processo para a sua execução e uso mais expressivo da sinalização.
Um ponto importante que atende a acessibilidade é o uso da barra padrão do GEA e para melhor visualização de conteúdo, foram propostos também o uso de cabeçalhos (h1, h2, etc.) para a hierarquização da informação e uso de cores qua aumentem a visibilidade do cidadão. Ainda sobre acessibilidade, todas as páginas tem a sua estrutura de caminho definida (Breadcumb).
Recomenda-se o acesso ao protótipo navegável para que a percepção de todas as melhorias propostas sejam visualizadas e assimiladas, este conteúdo pode ser acessado na sessão seguinte: ENTREGA