Início
Entendimento do produto
Com a necessidade de haver um mecanismo ágil de relacionamento entre o PRODAP, a equipe buscou estabelecer as principais funcionalidades do produto, as informações necessárias e eventuais automações com outros sistemas corporativo do Governo.
Nascia o Conjunto de especificações iniciais(Briefing) do produto, que após rodadas de discussão em equipe com o apoio do resultado de uma pesquisa feita com representantes de perfis de usuários diferentes, foi atualizado para refletir a realidade.
Ver briefing
Após a análise do documento, a equipe tratou de compor as ideias referentes ao produto para compor uma matriz com as certezas, suposições e dúvidas (Matriz CSD)
Matriz CSD
Este quadro inicia o desenvolvimento específico das Ferramentas de UX. Após um processo um brainstorm da equipe todas as ideias foram enquadradas em uma das colunas da matriz. Em virtude da coluna com mais conteúdo ser a certeza, mostraremos em destaque e pontuaremos os conteúdos das demais colunas.
Coluna suposições ficou com os seguintes itens:
Coluna dúvidas ficou com a seguinte disposição:
Para validar todas as informações da matriz foi realizada uma pesquisa com os potenciais usuários da solução.
Pesquisa
Foi criada uma pesquisa com perguntas direcionadas e algumas
específicas para validar ou não os pontos elencados na matriz
CSD e o link enviado via Formulário do Google.
Os resultados foram compilados em arquivos disponíveis em
clicar aqui.
Com os resultados consolidados e as outras ideias que surgiram
durante a pesquisa ou em contato com alguns dos entrevistados,
a matriz passou por um processo de confirmação.
Confirmação da Matriz CSD
Após a pesquisa, as suposições foram sanadas e apenas duas dúvidas permaneceram, a matriz ficou com a seguinte disposição:
Confirmação das certezas
Confirmação das suposições e dúvidas
Após esse processo, foram colhidas junto ao setor de segurança institucional informações acerca da LGPD, e obtivemos como resposta
que pela natureza e restrições que envolvem o sistema, não haveria a necessidade da cobertura da legislação.
Os relatórios gerenciais estarão vinculados a abrangência da gestão, se for local, fica restrita ao orgão.
Com o novo quadro, foi possivel verificar e qualificar as certezas, assim como readequar ou reposicionar itens nas suposições e dúvidas. Estas não seriam descartadas, pois precisam ser esclarecidas até o final do processo, o que pode ser feito via as histórias de usuário ou na composição do MVP, caso contrário, reavaliado para a próxima versão do sistema.
De posse deste novo quadro, foram elaboradas as histórias de usuário pertinente a cada um dos itens.
Histórias de usuários
Este instrumento permite sabermos que tipo de usuário, faz o que com qual finalidade no sistema. Se alguma das ideias elencadas anteriormente não puder ser corretamente transformada em uma história de usuário, então corre o risco de poder ser descartada.
A equipe chegou as seguintes histórias
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Estas histórias foram organizadas em grupos de importância, para a elaboração do MVP.
Mínimo Produto Viável (MVP)
Todas as histórias de usuários devidamente agrupadas em grupos
por assunto ou funcionalidade, são colocadas em ordem de
importância da esquerda para direita (assunto) e de cima para
baixo(histórias de usuário), conforme a ilustração abaixo:
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Foram encontrados 7 grandes grupos, relacionados por ordem de
importância: Interface, Acesso ou navegação, Recurso,
Desenvolvimento, Comunicação, Suporte e Administração.
Jornada do Usuário
Trata-se da representação gráfica das etapas de relacionamento do cliente com um produto ou serviço, que descreve os passos percorridos antes, durante e depois de sua utilização.
A jornadada foi composta em 3 fases ou estágios: antes da oferta do serviço; durante o uso; e pós uso
A partir de cada marco em seus respectivos estágios, é possível fazer a leitura de cada procedimento em ordem de ocorrência que será precorrido pelo usuário. Cada um deles sinalizado por uma cor: verde (ponto de ganho) ou vermelho (ponto de dor)
Devido a natureza do sistema, a jornada do usuário foi feita para Cada um dos perfis, abaixo seguem os diagramas.
Usuário
Perfil mais básico do sistema, que poderá acessar relatórios
básicos e solicitar acesso avançado.
Gestor Institucional
Perfil destinado para os responsáveis nos órgãos públicos para
incluir novos usuários, alterar perfil de pesquisa, visualizar
estatísticas, entre outras funções.
Administrador
Perfil destinado ao gestor máximo do sistema.
Fluxo do Usuário
Esta ferramenta apresenta de forma macro o caminho percorrido pelo usuário no sistema, dentro da ordem estabelecida de eventos na sua rotina de uso.
A representação conta com a seguinte simbologia
- Tela (
)
- Tarefa (
)
- Decisão (
)
- Ação (
)
- Setas verdes (caso a resposta da decisão seja SIM)
- Setas vermelhas (caso a resposta da decisão seja NÃO)
Protótipos
Este componente permite simular o comportamento do usuário dentro do sistema com todas as funcionalidades levantadas, o aspecto visual atende o Design System do GEA. Abaixo segue o link para acessar o protótipo na plataforma Figma:
Ver protótipo