A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação do Amapá (PRODAP) oficializaram o fluxo do Sistema de Auto de Infração Ambiental (AIA), uma plataforma estratégica voltada ao fortalecimento da fiscalização e da segurança ambiental no estado.
O sistema será desenvolvido para atender tanto agentes fiscais quanto cidadãos, garantindo mais agilidade, rastreabilidade e segurança nos processos de autuação ambiental. A solução permite o registro, acompanhamento e gestão dos autos de infração de forma digital, ampliando a eficiência das ações de fiscalização.
O principal objetivo da união entre SEMA e PRODAP é integrar plenamente a transformação digital a todos os processos envolvidos, assegurando que o Plataforma funcione de maneira off-line e on-line, inclusive em áreas remotas, onde o acesso à internet é limitado.
Com a plataforma AIA, o Governo do Estado avança na modernização da gestão ambiental, reduzindo o uso de papel, fortalecendo o controle das informações e promovendo mais transparência e eficiência na proteção do meio ambiente. A iniciativa reforça o compromisso do PRODAP em desenvolver soluções tecnológicas que apoiem políticas públicas, conectando inovação, sustentabilidade e serviço ao cidadão.