Prodap e Secom lançam sistema digital de credenciamento para profissionais da comunicação
Sistema desenvolvido pelo Prodap em parceria com a Secom oferece mais agilidade, segurança e transparência no credenciamento da imprensa.
O Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), lançou nesta segunda-feira (13) o novo Sistema de Credenciamento para Profissionais da Comunicação.
A plataforma está disponível por meio do endereço https://credenciamentosecom.portal.ap.gov.br/. Ela foi desenvolvida para modernizar e tornar mais ágil o processo de cadastro e credenciamento da imprensa nos eventos oficiais promovidos pelo Governo do Estado do Amapá.
A iniciativa tem como principais objetivos centralizar o cadastro dos profissionais da comunicação, agilizar o credenciamento para eventos oficiais, padronizar as informações dos usuários e proporcionar mais segurança, organização e transparência em todo o processo.
O funcionamento da plataforma ocorre em duas etapas. Na primeira, o profissional realiza um cadastro único, preenchendo informações como nome completo, CPF, endereço, área de atuação, veículo ou vínculo de comunicação, além de outros dados necessários para a identificação do usuário. Após essa etapa, o cadastro permanece ativo na plataforma, evitando o preenchimento repetitivo das informações em futuros eventos.
Na segunda etapa, sempre que houver um novo evento promovido pelo Governo do Estado, o profissional poderá acessar a plataforma e se inscrever. Pra solicitar os acessos ao evento desejado o usuario deverá ir até a aba "Meus eventos", e fazer a solicitação. A solicitação será encaminhada para a Secom e, após a análise, o comunicador receberá um e-mail com a resposta. Em caso de aprovação, será enviada a credencial que permitirá o acesso ao evento.
A secretária de Estado da Comunicação, Ana Girlene, destacou que a ferramenta representa um avanço na organização do relacionamento entre o Governo e os profissionais da imprensa. Segundo ela, o sistema foi desenvolvido para dar mais celeridade, transparência e segurança ao processo de credenciamento, garantindo mais proteção tanto para os comunicadores quanto para o público que participa dos eventos.
A Expofeira 2026 será o primeiro grande evento estadual a utilizar o novo sistema de credenciamento. A expectativa é que, a partir da experiência inicial, a plataforma passe a ser adotada em outras programações oficiais do Governo do Amapá, consolidando um modelo digital, seguro e eficiente para a gestão do acesso da imprensa.
